
Não tenho certeza se antes do Christopher houve algum outro filme adaptados de HQ, mas mesmo que tenha tido, não importa por que não foi expressivo, e só o que conta na história existe, não? Por isso gostaria de deixar bem claro dois filmes muito importantes pra história da união das HQ's com o cinema, o primeiro Superman e o quarto Superman.
Quando Richard Donner surgiu com essa idéia de fazer um filme sobre o herói Hollywood inteira o considerou maluco, mas a guerra fria ter facilitou bastante com essa idéia de um herói americano que salva o mundo, provavelmente sem ela nenhum produtor toparia essa "loucura".
Depois de aprovado, Superman de 1978 uniu uma equipe mostruosa Mario Puzo (lembra desse nome?), David Newman e Leslie Newman no roteiro, no elenco as estrelas Marlon Brando, Gene Heckman e por aí vai. No entanto, quem seria o grande herói? Aí que surge um conceito mantido em todos os filmes do Superman desde então, o do desconhecido. Nenhuma imagem pública poderia superar a fama e o conceito do homem de ferro. Foi aí que entrou o perfeito para o papel: Christopher Reeve, bonito, desconhecido, simpático e principalmente, disposto a carregar o fardo de ser o homem de aço! depois as pessoas perguntam por que eu tenho medo de cavalos, um bicho que derruba esse cara aí não me segura de jeito nenhum...
E tcham-tcham-tcham-tcham! O filme é um sucesso de público e crítica, ganha dinheiro e todo mundo fica feliz.
Aí que vem a infelicidade do quarto filme, depois do estouro do primeiro todo mundo quis continuações, é evidente, mas após continuações tranquilas (na verdade eu acho o segundo até melhor que o primeiro) chega a bomba do quarto filme. Uma negação! Acho o mundo todo ficou bravo com esse filme horrível.
E depois do prejuíso gigante, ninguém mais quis adaptar HQ's, pois pense se o maior super-herói de todos os tempos não consegue ganhar as telas, que outro conseguiria? Bom, fica para um post futuro mas aqui vai uma dica bem óbvia: é um super-herói que não tem super poderes.